Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208
 Blog GoVagas
Home > Carreira > A chance do primeiro emprego

Para os jovens que esperam a chance do primeiro emprego?!

 

Falta de experiência profissional… Existem poucas vagas… Muitas dúvidas… Estes são alguns desafios encontrados pelos jovens no mercado de trabalho.

 

Você faz parte deste grupo de pessoas que tem entre 14 e 24 anos e está à procura do primeiro emprego? Que tal conhecer um pouco sobre o Programa Jovem Aprendiz?

 

É isso mesmo! O programa Jovem Aprendiz é uma ação do governo federal que estimula a entrada de jovens, sem experiência profissional, em grandes corporações. A iniciativa já deu a muitos brasileiros a chance do primeiro emprego.

 

Você tem a oportunidade de colocação no mercado para adquirir experiência profissional. Tem direito à formação técnico-profissional, formação teórica na instituição formadora e prática na empresa, com registro na carteira de trabalho. Todos os seus direitos trabalhistas e previdenciários estão garantidos.

 

Se você é um jovem que deseja, acima de tudo, crescer profissionalmente e não quer esperar muito para que isso aconteça, essa é uma grande oportunidade. Através do Programa Jovem Aprendiz você começa a aprender tudo o que é importante no mercado de trabalho. Aprende a trabalhar em equipe, a exercer determinadas funções dentro da empresa e adquire responsabilidades que trarão a você qualificação, experiência e uma formação profissional responsável.

 

E muito mais!!! Além disso, você tem direito a uma jornada de trabalho de seis horas, a um salário mínimo, que pode aumentar de acordo com cada empresa, direito ao 13º salário, a férias no mesmo período das férias escolares, vale transporte e também vale alimentação, além é claro de outros benefícios que podem variar de acordo com cada empresa.

 

 

Processo seletivo também para ser um jovem aprendiz?!

 

Sim, você precisa passar pelo processo seletivo da empresa a qual deseja ingressar. As vagas são divulgadas pelas empresas que disponibilizam espaço para receber o Jovem Aprendiz e a análise curricular, em geral, é o primeiro passo de seleção dos candidatos. Semelhante a uma seleção de emprego, você pode passar por uma entrevista ou por testes psicológicos até ser escolhido.

 

Ao abrir inscrições para o programa Jovem Aprendiz, as empresas estabelecem requisitos para os interessados nas vagas. Em geral, são os mesmos em todas as cidades e em todas as empresas: ter até 24 anos e estar devidamente matriculado, caso não tenham terminado ainda os estudos.

 

A chance que você tem de continuar na empresa após esse estágio é enorme. Você pode iniciar uma carreira e ter um emprego por longos anos, caso tenha uma boa performance durante o período em que for aprendiz. Por isso, esta se torna uma grande oportunidade, que você não deve perder.

 

 

Outros fatores que são levados em consideração

 

Para se tornar um jovem aprendiz você precisa ter entre 14 e 24 anos. Precisa estar matriculado e frequentando a escola e também estar inscrito em programas de aprendizagem. Vale lembrar que é importante ter boa frequência na escola e boas notas também.

 

Esta exigência acontece porque o objetivo principal do Programa Jovem Aprendiz é fazer com que os jovens, além de trabalhar, consigam concluir o ensino médio com uma boa frequência e, principalmente, com boas notas. Dessa forma é possível contribuir para que esses jovens possam se tornar profissionais qualificados e bem sucedidos.

 

Os benefícios são inúmeros para os jovens que escolhem ser um jovem aprendiz. Através do programa de formação eles têm a chance de trabalhar em grandes empresas, como por exemplo, a Caixa Econômica Federal, Correios, Banco do Brasil, Banco Itaú, entre outras. O melhor de tudo isso é que o jovem tem ainda a chance de, após o período de aprendizagem, tornar-se um funcionário efetivo, ou seja, é uma chance imperdível de conseguir um cargo em uma ótima empresa e iniciar uma carreira de sucesso.

 

O objetivo principal do programa é a inclusão social, além da capacitação profissional do jovem em serviços administrativos diversos. O programa trabalha ainda a prática da cidadania, dos valores éticos e profissionais, a fim de formar não apenas profissionais, mas também cidadãos responsáveis e cientes dos seus deveres perante a sociedade.

 

Como fazer para inscrever-se?

 

Se você interessou, fique atento! As inscrições para o ingresso no Programa Jovem Aprendiz acontecem nos sites das empresas, as quais divulgam o período que devem ser realizadas. Mas também é possível fazer um cadastro no CIEE que poderá enviar a sua inscrição para as empresas que contratam jovens aprendizes.

 

Então não perca essa chance! Se você é jovem, deseja qualificar-se profissionalmente, seja um jovem aprendiz e garanta o seu primeiro emprego!

Comente

O autor

Go Vagas
Seu novo emprego está aqui.