Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208
 Blog GoVagas
Home > Carreira > Mercado de trabalho exigente?!

Mercado de trabalho exigente?! Conhecimento + Qualificação profissional.

 

Qual é a dificuldade que as empresas estão encontrando em colocar a pessoa correta na vaga certa? As pessoas estão se qualificando menos ou as empresas estão mais exigentes? O fato de ter o ensino médio completo será que é suficiente? Qual deve ser o diferencial para o mercado de trabalho?

 

Nem mesmo a vaga para o setor de produção numa indústria está fácil! Infelizmente conseguir uma vaga no mercado de trabalho está bem desafiador. Foi-se o tempo em que para ser auxiliar de serviços gerais, precisava ter somente o Ensino Fundamental. Hoje em dia as empresas optam por aqueles que possuem o Ensino Médio. Imagine para outros cargos?

 

Diante deste cenário, um fato interessante, observado hoje em dia, é que as pessoas estão qualificando-se cada vez menos.

Sim!!! E as consequências? Essa atitude levam muitas empresas a praticarem o headhunter, ou seja, caçam talentos prontos em outras organizações para que possam ocupar essas vagas em aberto. Oferecem benefícios e vantagens para que essa migração seja feita. Essa prática vem sendo cada vez mais comum entre as empresas que necessitam principalmente de mão de obra qualificada especializada, em alguns segmentos no mercado.

 

Atenção a este detalhe

 

Está comprovado! A qualificação profissional nos dias atuais é um diferencial fundamental no momento de candidatar-se a uma oportunidade de trabalho.

 

Quando as empresas falam em qualificação, elas querem um profissional que possui conhecimento. Em outras palavras, aquele profissional que saberá o que fazer dentro da empresa, ou seja, deve chegar pronto e preparado para atuar diretamente na função para a qual foi contratado.

 

Em alguns casos, se você quer entrar no mercado e conquistar cargos cada vez mais elevados e, na maiorias das vezes, não possui credencial para isso, apenas concluiu a faculdade, sem possuir cursos de qualificação, experiência profissional sólida, cursos de idiomas enfim, também são fatores que influenciam nesta falta de qualificação.
Mas… Falta tempo para estudar… Essa justificativa hoje em dia é inválida, uma vez que, com a facilidade da internet, é possível realizar diversos cursos, sem sair de casa, estudando na hora e quando você quiser, ou seja, se você administrar e gerenciar melhor seu tempo é possível fazer com que sobre, digamos, trinta minutos por dia para se dedicar a um curso online.
Cursos técnicos, novos idiomas, cursos de aperfeiçoamento e de qualificação, hoje são imprescindíveis para você que almeja ocupar uma vaga no mercado de trabalho ou mesmo o sucesso profissional. As empresas buscam profissionais que possam efetivamente fazer a diferença naquilo que fazem, mostram além da qualificação, comprometimento, espírito de equipe e de liderança, capacidade de inovar e empreender. Este é o perfil do profissional mais procurado pelas grandes empresas.

 

 

Faça a diferença! Seja você o maior talento da sua empresa!

 

Parece bem complicado. No entanto, é possível encontrar soluções simples e eficientes. Algumas práticas podem fazer a diferença.

 

Estamos vivendo em uma sociedade que nos faz pensar o tempo todo. O mercado de trabalho também caminha nessa direção. Está cobrando raciocínio dos seus trabalhadores. Estamos em uma era em que é preciso exercitar também o cérebro.

 

Estude, atualize-se, busque novos conhecimentos, aprenda um novo idioma. Leia mais, pois ler é descobrir novos horizontes, é dar permissão à imaginação para criar, viajar sem sair do lugar. Ler é conhecer novas culturas, novas formas de ter opiniões sobre qualquer assunto. É agregar conhecimentos, sabedoria. A leitura nos transforma em pessoas mais interessantes cheias de conteúdos incessantes.

 

Ter conteúdo intelectual e conhecimentos, nos dias de hoje, são fatores que fazem a diferença e ajudam a garantir uma colocação no mercado de trabalho.
Cabe assim, a você profissional, que deseja ocupar uma vaga de emprego no mercado de trabalho, buscar qualificar-se e ter o seu diferencial competitivo. Fique, ainda, de olho nas novas tendências do mercado e antecipe-se para que possa, desta forma, ter chances reais de conquistar o tão almejado emprego dos seus sonhos, e também, o mais importante, poder continuar no emprego. Isto porque o processo de qualificação, o desenvolvimento pessoal e profissional devem ser contínuos.

 

Fica aí essa dica! Conquiste o seu espaço no mercado de trabalho!

Comente

O autor

Go Vagas
Seu novo emprego está aqui.