Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208
 Blog GoVagas
Home > Dicas > Iniciando uma carreira profissional!

Iniciando uma carreira profissional!

 

Você está naquele momento de definição da sua vida profissional, mas não tem certeza de qual carreira seguir.  Você quer evitar uma decisão equivocada… As dúvidas são muitas.

 

Tranquilize-se, porque você não é o único. Muitos são aqueles têm dúvidas na hora de escolher o curso e a carreira que irão investir, assim que concluem o ensino médio. A boa notícia é que hoje em dia existem centenas de opções. Ótimas oportunidades para todos os segmentos do mercado.

 

Você já pensou em usufruir dos benefícios que os cursos tecnológicos oferecem?

 

Os cursos tecnológicos superiores têm como foco um assunto específico, com forte conteúdo prático. Possuem uma duração média de dois anos, tem o objetivo de especializar profissionalmente a demanda em áreas específicas do mercado de trabalho.

 

É uma alternativa para você se capacitar a entrar no mercado de trabalho mais rapidamente. Constituem um tipo de curso da educação superior do sistema de educação profissional brasileiro. Trata-se de cursos de graduação que conferem o grau de Tecnólogo ao seu concluinte.

 

Atualmente estão classificados em 20 áreas profissionais definidas na legislação: Agropecuária, Artes, Comércio, Comunicação, Construção Civil, Design, Geomática, Gestão, Imagem Pessoal, Indústria, Informática, Lazer e Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Mineração, Química, Recursos Pesqueiros, Saúde, Telecomunicações, Turismo e Hospitalidade, Transportes. Estes cursos atendem sempre às necessidades específicas das empresas e, por isso, vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado.

 

Mas, se a sua opção é por um curso técnico, esta também é uma ótima escolha.

 

O curso técnico é voltado para o estudante que vai frequentar ou já concluiu o ensino médio e quer aprender uma profissão. Atualmente ele é oferecido integrado ao ensino médio. Ou seja, você pode cursar os dois ao mesmo tempo.

 

O objetivo dos cursos técnicos é capacitar o estudante com conhecimentos práticos e teóricos nas diversas atividades do setor produtivo. Um dos principais motivos de buscar esse tipo de qualificação é a necessidade de entrar rapidamente para o mercado de trabalho.

 

Para você frequentar este modalidade de qualificação, é necessário que tenha, no mínimo, o ensino fundamental, e para obter o diploma como técnico, é preciso a conclusão do Ensino Médio.  Este não é considerado curso superior.

 

Você está em busca de diferencial no currículo ou deseja se aprofundar em uma área específica, tem o desejo de mudar de área profissional e tem pressa em entrar para o mercado de trabalho, uma opção é fazer cursos técnicos.

 

É bom lembrar que no mercado de trabalho não é só o diploma que é importante. A competência, o conhecimento e algumas habilidades que podem ser adquiridas em cursos técnicos e tecnológicos podem ser mais eficazes na hora de concorrer a uma vaga de emprego.

 

E para os trabalhadores que possuem somente o ensino fundamental, quais são as alternativas?

 

Ah! Sim, para eles existem os Cursos de Formação Inicial e Continuada.

 

Focados nas necessidades do mercado de trabalho brasileiro, os cursos de Formação Inicial e Continuada desenvolvem as competências necessárias e possibilitam a você, que possui apenas o ensino fundamental, entrar de forma mais rápida no mercado de trabalho, ou ajudam profissionais que já estão no mercado a atualizar os seus conhecimentos. Contribuem para atender as exigências das empresas contratantes e até mesmo proporcionam condições do trabalhador conseguir um salário melhor.

 

Esses cursos são destinados a pessoas com diferentes graus de escolaridade.  Existem opções até mesmo para quem só conseguiu concluir a 4a série do Ensino Fundamental.

 

As vantagens e benefícios dos cursos de Formação Inicial e Continuada é que eles formam e qualificam profissionais para todos os setores da economia, desde indústria, comércio até serviços. Além de cursos que ensinam uma profissão específica, como pintor, cabeleireiro e zelador, a qualificação profissional passa também por competências mais gerais, que podem ser utilizadas em diversas profissões, como os idiomas Inglês e Espanhol.

 

No site do Pronatec existe um Guia de Cursos FIC, atualizado periodicamente, com mais de 600 opções. O material está organizado em 12 áreas, chamadas de “Eixos Tecnológicos”:

  • Ambiente e Saúde
  • Controle e Processos Industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

 

Mais informações?!

 

Os cursos de Formação Continuada são oferecidos em todo o País por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e por instituições do Sistema S (Senac, Senai, etc.).

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma das formas de ingresso nos cursos de Formação Continuada. No portal oficial do Pronatec (pronatec.mec.gov.br) é possível consultar todos os cursos de qualificação profissional disponíveis, filtrando a busca por estados, municípios e grau de escolaridade exigido.

 

Invista nos estudos e garanta uma carreira profissional bem sucedida.

 

Pense nisso!

Comente

O autor

Go Vagas
Seu novo emprego está aqui.