Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=https://blog.govagas.com.br/curriculo-bem-elaborado/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-content/themes/govagas/functions.php on line 70
Home > Dicas > Como fazer um currículo bem elaborado?

Como fazer um currículo bem elaborado?

 

Um currículo bem elaborado e objetivo possui grande importância para ingressar a uma vaga de trabalho. Conheça como fazer um currículo bem elaborado para que você possa ter sucesso e êxito na entrevista para emprego.

Diante da grande competitividade em que vivemos no atual mercado de trabalho, ter um currículo cativante, conciso e bem definido é primordial!

Além de tudo, ele é a apresentação do que você já teve de experiência nos cargos anteriores, os conhecimentos que possui e retrata um pouco sobre a sua personalidade.

Por exemplo, um currículo longo, com muitas informações desnecessárias é cansativo para o recrutador. Ainda mais que ele tem inúmeras tarefas para executar durante o dia e precisa remir ao máximo o seu tempo.

Quando ele olha um currículo desse tipo, apesar de ser excelente, vai deixar de lado, pois as informações relacionadas ao cargo é o que mais o interessará. E se ele não as encontrar, certamente, o abandonará de imediato!

 

E Como fazer um currículo bem elaborado?

 

Vamos fornecer algumas dicas de como você deve elaborar um currículo que cative o recrutador e chame a sua atenção para posterior entrevista para emprego.

 

1 – Descreva apenas informações relacionadas a vaga de emprego

Para cada cargo, um tipo específico de currículo. É isso que fará diferença do seu entre os demais. Coloque apenas as informações relacionadas ao cargo que irá se candidatar tanto nas suas experiências, cursos, palestras que já participou, habilidades executadas, enfim;

 

2 – De preferência, com uma folha apenas!

Os recrutadores possuem um tempo muito limitado, por isso, tente deixar o seu currículo em apenas uma folha. Evite colocar todos os seus dados, apenas os mais importantes para contato e que descreva sua idade, estado civil, entre outros;

 

3 – Tenha propósito para o currículo que será apresentado

É sempre bom descrever qual o seu propósito para esse currículo. Separe um espaço para informar ao recrutador os seus objetivos, caso assuma o cargo oferecido.

 

4 – Design do currículo

O layout do currículo precisa estar bem organizado, com letra legível e formatação adequada. Então, a sua aparência vai gerar uma boa ou má impressão sobre a sua pessoa.

 

5 – Antes de finalizar o currículo, revise-o!

Revise o seu currículo para avaliar se está tudo de acordo com a proposta do trabalho, inclusive, na parte gramatical. Tente verificar se há erros de ortografia, concordância, acentuação. Se preferir, peça para alguém ver e fazer uma pequena vistoria de como ele se encontra!

 

6 – Principais aspectos que deve constar em seu currículo

Dentre as informações que deverão constar no seu currículo, eis as principais e as mais importantes:

  • Dados pessoais: nome completo, idade, estado civil, naturalidade, telefone e endereço;
  • Objetivo profissional;
  • Formação acadêmica: se possui ensino médio, graduação, cursos profissionalizantes, palestras que já participou, dentre outros. Todos deverão ter certificado e se não tiver, melhor não colocar ou descrever como cursando (caso esteja);
  • Experiências profissionais – convém descrever os cargos, períodos e as tarefas que foram executadas (todas);
  • Informações complementares: pode ser opcional como pretensão salarial, se estará disponível para viagens, referências pessoais.

 

Essas dicas em como fazer um currículo bem elaborado pode ser a chave para o seu próximo emprego, então, tenha o cuidado e a atenção dobrada quando for enviar para a empresa.

 

Deixe um comentário com o que achou e acompanhe as próximas dicas aqui no blog assinando o nosso newsletter. Até mais!

 

Palavras-chave: entrevista para emprego, currículo bem elaborado, currículo

Comente

O autor

Go Vagas
Seu novo emprego está aqui.