Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208
 Blog GoVagas
Home > Empresas > Saiba como a tecnologia pode ajudar no recrutamento e seleção de pessoas

A praticidade gerada pela tecnologia na hora de realizar o recrutamento e seleção é útil tanto para recrutadores e profissionais de Recursos Humanos quanto para quem está na busca por vagas e oportunidades para ingressar no mercado de trabalho.

Seja na hora de enviar/receber currículos ou na forma de armazená-los, a verdade é que são inúmeras as facilidades que os novos programas, softwares, aplicativos, sites e demais aparatos tecnológicos proporcionam a quem está envolvido com processo de recrutamento e seleção hoje nas empresas.

Dentre algumas vantagens, estão:

  • Economia de tempo – visto que as tecnologias garantem mais agilidade nos processos;
  • Organização – informações importantes podem ser encontradas de forma mais ágil;
  • Diferentes formas de obter informações – muito além do que o candidato ou a empresa dizem sobre si mesmos, hoje as tecnologias ajudam a criar espaços para outras opiniões estejam disponíveis.

A nova dinâmica que surge conforme as tecnologias se aprimoram são logo absorvida pelas empresas mais antenadas às tendências do mercado.

E isso implica que os profissionais devem estar preparados e abertos para acompanhar essas mudanças, seja na hora de representar a empresa ou de contratar novos funcionários.

Tecnologia no recrutamento e seleção de pessoas

Na prática, a tecnologia já está incorporada nas empresas e a tendência é que elas sejam atualizadas conforme as novidades surjam e se tornem mais populares.

Hoje em dia, alguns dos processos abaixo são bastante comuns:

  • Banco de dados

A forma de utilizar a tecnologia que, provavelmente, é a mais comum nas empresas é a integração de sistemas. Esse processo facilita tanto o recrutamento – na hora de ter as informações sobre as vagas – quanto a fase de seleção.

Integrando os sistemas, a possibilidade de armazenar dados acaba facilitando a manutenção de um banco de currículos, por exemplo, e também a comunicação entre setores. Dessa forma, fica mais prático saber o perfil profissional que cada departamento precisa.

  • Divulgação da vaga em vídeo

Atentos à demanda crescente que prefere vídeos para se comunicar e se informar, os recrutadores também utilizam a tecnologia na hora de divulgar a vaga. Mas não com o básico foto ou texto.

Fazendo seu ‘próprio comercial’, ou até mesmo um vídeo institucional, as empresas hoje optam por divulgar vagas em formato de vídeos.

Onde você encontra: Sites da empresa, Facebook, YouTube e demais redes sociais nas quais as empresas tenham perfis.

  • Realização de provas online

Os processos seletivos das empresas hoje se dividem em etapas. Assim, uma maneira que as organizações encontraram de eliminar aqueles candidatos que mais destoam do perfil que procuram é a aplicação de provas online.

Essa modalidade é bastante adotada hoje em dia, pois ajuda a economizar tempo, recursos físicos e pessoal.

Onde você encontra: Em sites de empresas ou sites específicos sobre emprego.

  • Entrevistas online

Outra forma em que a tecnologia tem sido aplicada nas organizações é através de entrevistas online. Em tempo real e contanto com recursos de áudio e voz, os profissionais avaliam o perfil, a desenvoltura e também o conhecimento do candidato em relação às novas plataformas.

Onde você encontra: Skype e Facebook têm sido bastante utilizados com essa finalidade.

  • Apresentação em vídeo

Algumas empresas também utilizam a tecnologia para substituir o famoso “agora fale um pouco sobre você”. Limitando o tempo de apresentação, os recrutadores conseguem avaliar como o candidato apresenta seu perfil profissional, a desenvoltura, como aborda suas conquistas profissionais, além de saber se ele domina técnicas como edição de vídeos e filmagem básica.

Onde você encontra: A maior parte das empresas utiliza o próprio WhatsApp, mas algumas empresas da área de comunicação também introduzem o Snapchat.

  • Redes sociais

Com as diferentes plataformas, não é difícil encontrar informações sobre candidatos em potencial nas redes sociais. Assim como também não é difícil encontrar informações sobre a empresa. Isso porque as redes sociais têm sido utilizadas como forma de interação tanto na esfera pessoal quanto profissional.

Dessa forma, informar o surgimento de novas vagas através dessas plataformas garante maior alcance do que as maneiras tradicionais, como jornais e revistas.

Onde você encontra: Facebook, YouTube e demais redes sociais nas quais as empresas tenham perfis.

  • Aplicativos

Outra forma bastante utilizada no recrutamento e seleção de pessoas é a divulgação de vagas pro meio de aplicativos. Pelo fato da acessibilidade ser maior, o alcance também é. Por isso, algumas empresas têm investido nessa nova plataforma, assim como os grandes sites de emprego.

Onde você encontra: Linkedin, Vagas.com, Infojobs etc

***

Ficar atento a essas diferentes formas com as quais a tecnologia pode ser usada pelas empresas facilita bastante na preparação para entrevistas e também na hora de concorrer às vagas.

Comente

O autor

Go Vagas
Seu novo emprego está aqui.