Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208
 Blog GoVagas
Home > Dicas > 5 dicas para voltar ao mercado de trabalho

5 dicas para voltar ao mercado de trabalho

 

Voltar ao mercado de trabalho e tentar uma recolocação profissional é algo comum a profissionais dos mais diversos ramos. Seja por uma demissão ou por decisão de investir em outras áreas da vida, a verdade é que algumas vezes passamos por situações que nos afastam do ambiente de trabalho.

No entanto, se você planeja conseguir um novo emprego, separamos 5 dicas que vão ajudar você a voltar ao mercado de trabalho.

  • 1ª Dica: Atualize seu currículo

Após um tempo afastado do mercado de trabalho, você pode pensar que seu currículo está 100% atualizado – até porque você não teve experiências profissionais nesse período.

Errado. A primeira dica na hora de voltar ao mercado de trabalho é justamente atualizar o seu currículo. Até porque se nesse período de ausência você se profissionalizou ou se dedicou a algum curso, colocar essa informação no seu currículo soma muitos pontos na hora na disputa pelas vagas.

E mesmo que você não tenha feito nada nesse período, atualizar as informações, dar uma revisada no conteúdo e no formato é sempre válido.

  • 2ª Dica: Crie uma rotina para buscar vagas

Outra dica importante para quem pretende voltar ao mercado de trabalho é criar uma rotina para buscar vagas. Para isso, você precisa ter diferentes locais para pesquisar vagas, como:

  • Sites de empregos;
  • Jornais de bairro;
  • Revistas;
  • Grupos do Facebook;
  • Linkedin;
  • Centros comerciais.

Quanto maior o número de locais onde você possa pesquisar vagas, melhor. Por isso, o ideal é relacionar essas verdadeiras fontes de vagas e checar, com certa frequência, se novas oportunidades surgem.

Isso vai garantir que você envie seu currículo para diferentes oportunidades, o que aumenta e muito suas chances de ser chamado para entrevista e alcançar a tão sonhada recolocação profissional.

  • 3ª Dica: Saiba se apresentar

O seu currículo é um verdadeiro resumo da sua vida profissional e por isso ele serve como uma apresentação do seu perfil a possíveis empregadores.

No entanto, ele não é – na maioria das vezes – o seu primeiro contato com o empregador. Isso porque hoje muitas pessoas acabam enviando e-mails com seus currículos anexos e, em alguns casos, até entregam seus CVs pessoalmente. Nesses dois casos, você precisa saber se apresentar. Veja como:

  • Por e-mail – escreva um texto correto, com uma apresentação breve e concisa. Fique atento à estrutura do e-mail, que exige: saudação, conteúdo e assinatura.
  • Pessoalmente – fique atento ao tipo de roupa e à linguagem que você utiliza ao deixar seu currículo em algum estabelecimento.

Por mais básica que seja essa terceira dica, é bom não descuidar e nem perder o jeito. Lembre-se que a partir do momento em que você se candidata às vagas, a melhor maneira de ter chances reais de se convidado para uma entrevista é aparentar ter um excelente perfil profissional. Por isso, redobre a atenção para não errar.

  • 4ª Dica: Cheque suas redes sociais

Hoje as empresas estão cada vez mais atentas ao que os profissionais e possíveis candidatos fazem nas redes sociais, principalmente no Facebook.

Por isso, se antecipar antes que seu perfil seja vasculhado por profissionais de RH é uma maneira de garantir que você não perca a chance de se recolocar no mercado por algum deslize.

Então, lembre-se de checar:

  • Seu perfil – caso ele esteja público, limite-o para que apenas seus amigos possam acessá-lo e, assim, caso algum recrutador esteja de olho nele, as informações serão limitadas;
  • Suas fotos – busque limitar o acesso para que apenas amigos possam vê-las. Assim você evita ter que passar pelo crivo de recrutadores nos seus momentos de descontração.
  • Suas opiniões – bem se sabe que as redes sociais são os locais onde expomos nossas opiniões com franqueza. No entanto, se você busca se recolocar no mercado, atente-se à forma você coloca seus argumentos, pois isso também poderá ser avaliada.

Atente-se a essa dica e use-s em outras redes sociais que você tenha, lembrando sempre de que, caso elas estejam públicas, elas poderão ser analisadas por recrutadores.

  • 5ª Dica: Peça indicações

Se você busca uma rápida recolocação profissional, uma forma de aumentar suas chances é informar a seu grupo de contatos que você está procurando vagas e pedir indicações a eles. Até porque, muitas vezes, eles podem saber de oportunidades de trabalho e dispensá-las porque não conhecem ninguém que precise delas.

Mas, atenção, pedir indicação não significa apenas que eles lhe indicarão às vagas e que você estrará livre de entrevistas. Em alguns casos, a indicação ajuda seu currículo a chegar às mãos do recrutador e apenas isso.

Por isso, não crie expectativas. Peça que seu círculo de contatos lhe indique vagas que tenham a ver com seu perfil e isso ajudará bastante na hora de buscar formas para voltar ao mercado de trabalho.

***

Combine essas dicas e não descuide de nenhuma delas, pois elas juntas ajudarão você a voltar ao mercado de trabalho.

Veja as vagas em nosso site e busque novas oportunidades e volte ao mercado de trabalho: www.govagas.com.br

Comente

O autor

Go Vagas
Seu novo emprego está aqui.