Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208

Deprecated: Function create_function() is deprecated in /var/www/blog.govagas.com.br/public_html/wp-includes/pomo/translations.php on line 208
 Blog GoVagas
Home > Dicas > Como ser um líder servidor

Como ser um líder servidor – Ensinamentos de ‘O Monge e o Executivo’

Um dos perfis profissionais que as empresas mais precisam é o de um líder. Alguém capaz de motivar e que realmente possa desenvolver suas equipes de forma mais eficiente.

No entanto, ainda há uma certa confusão entre os conceitos de “líder” e “chefe”. Utilizados como sinônimos em algumas organizações, esses conceitos se confundem, mas, na prática, as ações de um líder e de um chefe são muito diferentes.
Se você quer saber como liderar ao invés de chefiar, deve entender que ser líder é servir. Para explicar esse conceito da melhor forma, vamos explorar os ensinamentos contidos no livro “Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança do Monge e o Executivo”, best-seller de James Hunter.
Sobre o livro
O livro “Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança do Monge e o Executivo”, de James Hunter, continua de forma mais prática os ensinamentos contidos em “O monge e o Executivo”.
Ambos os livros são referências quando o assunto é liderança, pois esclarecem pontos importantes sobre o que significa esse conceito e como ele pode e deve ser aplicado. Repletos de experiências, os livros servem como guias para empresas que querem alcançar o sucesso através de uma boa gestão.
O conceito de Liderança
No livro “Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança do Monge e o Executivo”, a liderança é apresentada como “uma habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns”.
Por isso, um líder servidor consegue inspirar as pessoas através da confiança que elas depositam nele e na força de seu caráter.
No entanto, essa capacidade de ser um bom líder deve ser desenvolvida através de um conjunto de comportamentos como:
Paciência – demonstrando autocontrole;
Bondade – sendo atencioso e dando atenção e incentivos;
Humildade – não sendo arrogante ou pretensioso;
Respeito – tratando as pessoas como importantes;
Abnegação – priorizando as necessidades dos outros;
Perdão – não se ressentindo quando for prejudicado;
Honestidade – sendo sincero e não enganando as pessoas;
Compromisso – sustentando as escolhas feitas;
Confiança tendo palavra e não voltando atrás no que fala ou promete.

Ser Chefe vs. Ser Líder
A atitude relacionada à figura de um “gerente” ou “chefe” é alguém que comanda, impõe ordens de forma autoritária. Nesse caso, não precisa haver respeito, apenas medo. Essa questão de gerenciar pessoas, segundo Hunter, é algo que fazemos. Já a liderança é algo que está relacionado aquilo que somos.
Por isso, o líder servidor é aquele que é capaz de conduzir e inspirar pessoas sob sua supervisão. A maneira como sua equipe o vê é respeitosa e, por isso, um líder não precisa que aqueles a quem lidera o temam para que o obedeçam.
Poder e Autoridade
Muito além da questão hierárquica, a figura de um líder está ligada à autoridade no sentido de “levar outros a fazerem, de bom grado, sua vontade”. Dessa forma, a autoridade do líder é vista de maneira diferente do poder exercido por quem apenas gerencia.
Isso porque, enquanto ele lidera, há uma preocupação em manter os relacionamentos dentro da empresa – visto que os relacionamentos são mantidos por pessoas e sem pessoas não há qualquer possibilidade de negócio.
Assim, a autoridade é importante, pois o poder aplicado dentro das organizações pode acabar com os relacionamentos.
O líder servidor, através do repeito que conquista entre os funcionários, tem autoridade para estimular as pessoas com novas ideias e conseguir com que elas deixem de lado velhos hábitos que não colaboram para o bem das organizações.
No caso de um executivo que usar seu poder para implantar novas ideias, elas só serão obedecidas na medida em que forem fiscalizadas.
Um líder servidor cria novos líderes
O líder servidor consegue unir aspectos que sejam úteis para as empresas e, ao mesmo tempo, agradáveis para os trabalhadores que estão diretamente relacionados aos resultados. No entanto, para conseguir conciliar esses dois pontos, um líder servidor deve saber enxergar os objetivos comuns de ambos os lados e conseguir engajamento para que as metas sejam alcançadas.
Nesse processo, o verdadeiro líder não limita o potencial sucesso à sua própria figura. Ao invés disso, ele busca formar outros líderes e isso só é possível porque ao mesmo tempo em que equipe colabora, o líder colabora de volta.
Seja orientando, motivando ou ensinando, o líder servidor está disposto a assumir riscos para diminuir a distância entre o que você é e o que você precisa mudar para ser um líder, de fato.

Comente

O autor

Go Vagas
Seu novo emprego está aqui.